Os Cistercienses

O caminho cisterciense

A vida cisterciense é uma vida segundo a Regra de São Bento e está inserida no contexto de uma grande tradição monástica. Entrar na vida cisterciense significa concretamente habitar em um lugar específico: o mosteiro.

Significa também, portanto, deixar o mundo. O caminho cisterciense supõe a conversação – mudança – dos costumes (Cf. Regra de São Bento 58,17), ou seja, deixar de agir como um homem que pertence ao mundo para agir como um homem que pertence a Cristo.

Esse percurso supõe também a busca verdadeira de Deus (Cf. Regra de São Bento 58,7), exige que todo aquele que se apresenta à vida monástica esteja aberto à vontade d’Ele. Ser monge cisterciense significa chegar ao mosteiro não com um projeto pessoal definido, mas com o firme propósito de deixar-se conduzir pela Regra e pelos superiores, além de ter o coração dócil às moções do Espírito Santo. Ser cisterciense é desejar que o próprio coração seja purificado pela escuta das Sagradas Escrituras e pelas riquezas que nelas se encontram, vivendo sob o exemplo da Virgem Maria, que “guardava todas essas coisas em seu coração” (Cf. Lc 2,51).


 Espiritualidade

História

Arte

 
Faça contato Versão em Espanhol Versão em Italiano
Entre em contato pelo nosso Twitter Retorna a capa do site